terça-feira, 23 de junho de 2009


Espiritualidade nas Empresas
Antes tarde do que nunca para que os empresários se interessem por este tema?
Bem, até parece que estamos falando de religião! Não e sim. Pois sabemos que independente de religião ou crença, o homem é um ser tridimensional, isto é formado de: corpo físico, alma e espírito. De acordo com sua natureza física, o homem é um animal que como todos os outros animais sofre a influência da natureza. A alma do homem, ou se assim o quiser, a consciência, é o que dá equilíbrio entre o bem e o mal, é quem libera ou segura o corpo físico de agir desse ou daquele jeito, jeito esse de agir que poderá prejudicar ou ajudar seus semelhantes. Mas, você deve estar perguntando. E o lado espiritual do homem? Bem, isso é em mais complexo e só iremos entender se procurarmos em Deus. O homem espiritual é o homem criado a imagem e semelhança de Deus, e este deve procurar sempre o bem, em qualquer circunstancia da vida, e claro, também no local de trabalho.

Uma empresa sem espiritualidade e amor faz com que sua sinergia deixe de existir, cada um para si e Deus para todos. A harmonia deixa de existe e a vibração do ambiente é péssima. Departamentos em guerra, cada um tentando se sobressair, querendo ser o melhor. Indivíduos ao invés de somarem suas forças, dividem-se. Departamentos trabalham em separado, um quer ser melhor do que o outro. Colaboradores cansados e esgotados por gastarem energias desnecessárias com tais procedimentos.

Já entendeu o sentido de espiritualidade nas empresas?

Pra alcançar objetivos e enfrentar a concorrência cada vez mais acirrada, e responder com a velocidade com que o mercado busca respostas para os problemas gerenciais, o gestor deverá buscar o desenvolvimento da espiritualidade dentro da organização.

A espiritualidade é a conduta no caminho do bem e da prosperidade com ética, auxiliando-se uns aos outros, independente de sua crença ou religião. A causa é mais valiosa, o relacionamento harmônico é o caminho.

A espiritualidade traz harmonia, e harmonia é o principal benefício que essas pessoas trazem, pois com ela se consegue transformar esforço em resultado positivo.

Mas, como qualquer movimento na empresa tenha sucesso, o exemplo deve vir de cima, isto é, a partir da direção, dos gestores, dos gerentes, encarregados e líderes.

Todas as empresas tem o alcance da informação, da qualidade dos produtos, da excelência dos serviços. Tem acesso a altas tecnologias, campanhas de marketing. Nesses aspectos todas podem ser iguais. Porém o que vai diferenciá-las daqui para frente é o que está subjetivo, o conhecimento, o capital intelectual e claro a harmonia entre seus colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário